Gênesis 50


 



Gênesis, 50

1.José lançou-se então sobre o rosto de seu pai e o beijou cho­rando.





2.Ordenou depois aos médicos que o serviam que embalsamassem seu pai; e os médicos embalsamaram Israel.


3.Gastaram nisso quarenta dias, que é o tempo necessário ao embalsamamento. Os egípcios choraram-no durante setenta dias.


4.Passado o tempo do pranto, José disse à casa do faraó: “Se achei graça aos vossos olhos, dizei de minha parte ao faraó


5.que meu pai me fez jurar-lhe: ‘Eu vou morrer – disse-me ele –; tu me enterrarás no túmulo que adquiri na terra de Canaã’. Permite-me, pois, subir e enterrar meu pai; depois voltarei”.


6.O faraó respondeu: “Vai sepultar teu pai como ele te fez jurar”.


Ezoic

7.José partiu para sepultar seu pai. Todos os servos do faraó, os anciãos de sua casa e todos os anciãos do Egito,


8.toda a casa de José, seus irmãos e a casa de seu pai o seguiram. Deixaram na terra de Gessen somente seus filhinhos, suas ovelhas e seus bois.


9.Carros e cavaleiros acompanhavam-no, de sorte que a caravana era muito grande.


10.Chegando à eira de Atad, além do Jordão, fizeram uma grande e solene lamentação, e José celebrou, em honra de seu pai, um pranto de sete dias.


11.Vendo esse pranto na eira de Atad, o povo daquela terra disse: “Grande pranto é esse dos egípcios!”. Daí o nome de Abel-Misraim dado a esse lugar, que está situado além do Jordão.*


Ezoic

12.Os filhos de Jacó fizeram, pois, o que ele lhes tinha ordenado.


13.Levaram-no para Canaã e enterraram-no na caverna da terra de Macpela, que Abraão tinha comprado, juntamente com a propriedade de Efron, o hiteu, defronte de Mambré, para ter a propriedade de uma sepultura.


14.Depois do enterro, José voltou para o Egito com seus irmãos e todos os que o tinham acompanhado nos funerais de seu pai.


15.Os irmãos de José, vendo que seu pai morrera, disseram entre si: “Será que José nos tomará em aversão e irá vingar-se de todo o mal que lhe fizemos?”.


16.Mandaram, pois, dizer-lhe: “Antes de morrer, teu pai recomendou-nos


17.que te pedíssemos perdão do crime que teus irmãos cometeram, de seu pecado, de todo o mal que te fizeram. Perdoa, pois, agora esse crime àqueles que servem o Deus de teu pai”. Ouvindo isso, José chorou.


Ezoic

18.Seus irmãos vieram jogar-se aos seus pés, dizendo: “Somos teus escravos!”.


19.José disse-lhes: “Não temais: posso eu pôr-me no lugar de Deus?


20.Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem; era para fazer, como acontece hoje, com que se conservasse a vida a um grande povo.


21.Não temais, pois: eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos”. Essas palavras, que lhes foram direto ao coração, reconfortaram-nos.


22.José habitou no Egito, e também a família de seu pai. Viveu cento e dez anos.


23.Viu os descendentes de Efraim até a terceira geração. Igualmente, os filhos de Maquir, filho de Manassés, vieram à luz sobre os joelhos de José.*


24.José disse a seus irmãos: “Vou morrer; mas Deus vos visitará seguramente e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, Isaac e a Jacó”.


25.E José fez que os filhos de Israel jurassem: “Quando Deus vos visitar – disse ele – levareis daqui os meus ossos”.


26.José morreu com a idade de cento e dez anos. Foi embalsamado e depositado num sarcófago no Egito.




Versículos relacionados com Gênesis, 50:

Gênesis capítulo 50 conclui a narrativa dos patriarcas. Como a história de José exemplifica o perdão e a providência divina? Este texto comovente descreve o funeral de Jacó, o temor dos irmãos de José após a morte do pai e a reafirmação do perdão de José. O capítulo ressalta temas como a soberania de Deus sobre o mal, a importância da reconciliação familiar e a fé na promessa divina do retorno à terra prometida. Pondere conosco sobre cinco passagens bíblicas que iluminam os princípios eternos deste capítulo final de Gênesis.


Atos 7:15-16: "Então Jacó desceu ao Egito, onde morreu, ele e nossos antepassados. Seus corpos foram levados de volta a Siquém e colocados no túmulo que Abraão havia comprado dos filhos de Hamor, em Siquém, por certa quantia." - Estêvão resume os eventos de Gênesis 50, incluindo a morte de Jacó e o desejo de ser sepultado em Canaã.


Êxodo 13:19: "Moisés levou os ossos de José, porque este havia feito os filhos de Israel jurarem solenemente que o fariam, dizendo: 'Deus certamente virá em auxílio de vocês; então levem os meus ossos daqui'." - Esta passagem mostra o cumprimento do pedido de José em Gênesis 50:25, ligando os eventos do Êxodo à promessa feita a José.


Hebreus 11:22: "Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus ossos." - O autor de Hebreus interpreta o pedido de José em Gênesis 50:25 como um ato de fé na promessa de Deus.


Josué 24:32: "Os ossos de José, que os israelitas haviam trazido do Egito, foram enterrados em Siquém, na parte do campo que Jacó tinha comprado dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata. Essa terra tornou-se herança dos descendentes de José." - Esta passagem relata o cumprimento final do desejo de José expresso em Gênesis 50, conectando o fim do Êxodo com as promessas patriarcais.


Romanos 8:28: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." - Este versículo reflete o tema expresso por José em Gênesis 50:20, sobre Deus usar para o bem até mesmo as intenções malignas dos homens.





Bíblia Ave Maria


-- Comparar traduções --

Livros:


Gênesis

Capítulos:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

Busca Bíblica


Todos os livros da Bíblia

“No tumulto das paixões terrenas e das adversidades, surge a grande esperança da misericórdia inexorável de Deus. Corramos confiantes ao tribunal da penitência onde Ele, com ansiedade paterna, espera-nos a todo instante.”

São Padre Pio de Pietrelcina



† Ad Majorem Dei Gloriam †


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FELIZ ANO NOVO COM SAÚDE E PAZ

CHUVAS EM CAMOCIM-CE. HOJE CHOVEU 4,4 MM SEGUNDO O CLIMATEMPO. CONFIRA AQUI.

Na época de Jesus havia o costume de não se estabelecer limite de horário para os servos ou reconhecimento de algum serviço extra